Páginas

Resenha: O Livro das Princesas

Título: O Livro das Princesas
Autoras: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza 
Editora: Galera Record
Número de páginas: 288
Estrelinhas: ✭ 




Sinopse:

Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: 

Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn... 
Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E UNICÓRNIOS em A Bela Adormecida?!
Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR.
Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão!
(Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.)

Sinceramente,
Sua Alteza Real
Princesa Mia Thermopolis
Genovia
2013

Resenha:

Sempre faço questão de me apresentar como Letícia Protasiewicz, aquela que é louca por contos de fadas, que sonhava em ser uma princesa e que ama ler, e tem Meg Cabot e Paula Pimenta por todos os lados de sua estante de livros. Então, apenas imaginem o quanto eu surtei quando foi anunciado que todo o cor-de-rosa da minha vida ia se unir em um livro. Já tinha se tornado meu xodó, ganhado espacinho  VIP na estante e ido para o topo da minha wishlist! Aquilo que eu não imaginava que poderia acontecer nem nos meus melhores sonhos, e não, eu não estou exagerando!

"O Livro das Princesas" é um projeto bem especial realizado pela Galera Record. A ideia é reinventar os contos de fadas clássicos e trazê-los para mais perto do mundo real, do mundo atual. Ouso dizer que a escolha das autoras foi mais que bem feita, pois elas já são queridas pelo público e com certeza seriam capazes de nos conquistar, que são Meg Cabot, de "O Diário da Princesa", Paula Pimenta, de "Fazendo Meu Filme", Lauren Kate, de "Fallen" e Patrícia Barboza, de "As MAIS", pessoas as quais eu confiaria para reescrever as histórias das minhas princesas favoritas. São elas: Bela, Cinderela, Bela Adormecida e Rapunzel. 

Depois de toda a ansiedade, consegui me acalmar um pouco quando soube que a data para o lançamento desse sonho estava marcada: 12 de julho. Era a data que eu estava preparada psicologicamente para comprar o meu livro, então eu estava ensaiando a menina controlada presente ali. Mas o destino realmente queria que eu surtasse em público, e no dia 4 de julho, fui com meu namorado à uma das Saraivas de São Paulo, em busca de um livro qualquer, porque eu nunca estou sem ler. Foi aí que eu avistei o livro que eu tanto esperava! Fiquei louca, peguei o livro, já tirei foto, comprei. 



Comecei a ler no mesmo dia, assim que cheguei em casa. Não queria largar aquele livro mais! São poucos os livros que fazem o meu coração acelerar tanto, que chegar a próxima página chega a ser caso de emergência. Eu queria gritar e sair correndo pela casa quando associava o conto das autoras ao dos irmãos Grimm, e pensava quão incrível o que elas tinham conseguido fazer. Garanto que a leitura é leve, divertida e rápida. Rápida ao ponto de você se chatear por ter acabado e não ter conseguido não devorar o livro simplesmente. A leitura flui de uma maneira que você chega ao final, está se sentindo alegre e satisfeito mas fica tipo "mas já?". E aí se encaixa o clichê de que tudo que é bom, dura pouco. Clichê está mais presente no meu vocabulário agora, graças a uma princesa aí...

Uma coisa muito legal que pude perceber também, é que as autoras não foram uma escolha certa só por ser a autora de "As MAIS", por exemplo, mas como um conjunto, a combinação foi perfeita. Elas só juntaram os contos quando eles estavam terminados, e então fica claro quando lemos o quanto elas são tão ligadas. Vocês vão perceber o quanto as histórias de cada autora tem coisas em comum, que tornam a coletânea aquela coisa natural, espontânea, feita com muito carinho e cuidado. 

O que mais tem conquistado as adolescentes atualmente, e digo muito mais do que vejo por aí, e sim por experiência própria, é a identificação com as personagens. Por mais que sejam apaixonantes, os contos de fada clássicos estão beeem longe da nossa realidade. Mas, com essas releituras, posso dizer que entendo perfeitamente a sensação de falar com alguém de longe no Skype, saber de alguma coisa pelo Twitter, e nunca que os irmãos Grimm usariam o moderníssimo termo "stalker", né? Só com "O Livro das Princesas" poderia de verdade, me sentir uma princesa, afinal, essas são como qualquer uma de nós. Sei muito bem do que elas falam quando falam em acessar o Facebook procurando notícias daquela pessoa especial, ou quando falam do quanto a  Katy Perry é diva - concordo plenamente, viu, Rapunzel? Aliás, Camila Soares é até o nome de uma amiga minha, ela vai se sentir alegre ao saber que virou uma princesinha! 

Se você quer saber mais, não vou soltar nenhum spoiler. Primeiro, em respeito a todo esse trabalho - que situação chata pra todo mundo seria contar o livro!, e segundo, porque eu poderia digitar o livro todo aqui que vocês não iam saber qual é a sensação de apreciar detalhe por detalhe do livro.  Garanto que, no final das contas, você não vai se arrepender de tê-lo em mãos e vai valer a pena toda a espera (até porque, se você não tiver tendo um faniquito, te julgo com sérios problemas!). 

Gostaria muito mais que parabenizar, agradecer a todos os envolvidos nesse livro, pela ideia genial e por todas as sensações causadas em mim ao ler, e que eu adoro sentir. ~clap clap clap

P.s.: Acho que vocês perceberam o quanto eu a-m-e-i o livro, e é por isso que não vou esquecê-lo. A data 12 de julho não deixou de estar bem marcada no meu calendário, pelo contrário, agora que tô mais empolgada pra esse dia, em que farei questão de prestigiar pessoalmente esse trabalho, na sessão de autógrafos da Paula e da Patrícia - brasileiras que estarão aqui para representar as norte-americanas Meg e Lauren, que infelizmente não poderão vir. 

Te convido para prestigiar esse trabalho também! Vem!
(assim, quando eu voltar a falar desse livro no blog por contar a experiência de estar no lançamento do livro que tanto esperei, vocês não estranharão e saberão exatamente do que estou falando por terem vivido esse momento, não é bem mais emocionante?).




7 comentários

  1. Morri de vontade de ter o livro em mãos e vou com certeza fazer um esforço pra comparecer ao lançamento aqui em Brasília. Não conheço o trabalho da Lauren Kate e da Patrícia Barboza, mas sou apaixonada pelos livros da Meg e da Paula :) Enfim, sua resenha ficou incrível e você escreve muito bem!
    Beijos :)

    http://500daysofsam.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que doce! Muito obrigada! Confesso que também não conhecia o trabalho delas, mas é mais um motivo pra você ter o livro: dar uma chance à essa leitura. Espero que goste, e que consiga ir no lançamento em Brasília! Beijinhos! ❤

      Excluir
  2. Esse livro é super lindo mesmo não é, super fofo, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Passando bem rápido pra te dizer que foste indicada para um selinho. Beijão!
    http://vivendoumromance.blogspot.com.br/2013/07/the-versatile-blogger-award-nominations.html

    ResponderExcluir